O QUE ATRAI VOCÊ É A MESMA COISA QUE GUIA A SUA VIDA.
As riquezas, status, posição ou reconhecimento na sociedade são coisas desejadas e buscas por todos nós. Mas e depois que conquistamos isso tudo, o que mais resta? Isso mesmo, o vazio.
Buscamos nosso bem estar e isso não é errado, se for feito de uma maneira honesta. No entanto nossa vida não deve se resumir só nisso. Pois o ser humano vive em busca de algo que o satisfaça porém nada o satisfaz como quando ele cumpre seu propósito maior na vida e encontra em Deus as riquezas que tanto procura!
O profeta Oseias repreende o povo rebelde de Israel em sua mensagem, lembrando ao povo do cuidado de Deus pela nação.
Israel era o povo da promessa, Deus o escolheu entre tantos outros povos para se revelar ao mundo a partir dessa nação. O Senhor adotou Israel como quando ganhamos um lindo animalzinho de estimação. Deus tratou com carinho dessa nação, como quando também cuidamos e mimamos nosso animal de estimação.
TEMOS UM DONO QUE NOS AMA E CUIDA DE NÓS
O texto de Oseias capítulo 11, versículo 4 nos dá a entender um lavrador que tem apreço pelo seu boi, um apego, como se o boi que o ajuda no trabalho fosse também o seu animal de estimação. O cuidado do dono do boi é visto nas atitudes dele ter amarrado ele com "cordas de amor" e desatar sua boca para que ele comesse.
No antigo Oriente Médio, o boi usado para ajudar no trabalho da lavoura carregava nos lombos um jugo (canga) pesado, usado para levar uma estrutura de madeira que arava a terra ou debulhava os grãos de trigo. Quando o texto fala de "cordas de amor", quer dizer que as cordas que prendiam essa estrutura ao boi não tinham esporas ou aguilhões, o que causavam dor ao animal. Além disso a expressão "cordas de amor" quer dizer também que o boi trabalhava no campo ajudando seu dono não tanto por obrigação, mas porque o dono cuidava com amor do seu boi.
Era como se o boi tivesse gratidão ao ver o amor cuidadoso do seu dono e retribuía trabalhando para o ajudar sem precisar ser obrigado por aguilhões pontiagudos e oprimido por um jugo pesado. Da mesma maneira que nós adoramos e tentamos agradar e obedecer a Deus por amor e não por obrigação.
O dono se abaixava para servir comida para o boi. Abaixar-se diante de alguém era, no Oriente, sinal de reconhecimento e valorização. O dono "desatava" a boca do boi para que este se alimentasse, ou seja o dono desatava as cordas e tirava o jugo do boi para que ele se alimentasse de forma mais confortável. O boi puxava o moinho para a debulha do milho e enquanto trilhava ele comia um pouco desse milho, e o dono devia permitir o boi fazer isso (Deuteronômio 25. 4).
QUEM É SEU DONO?
Cristo também baixou a essa terra (Efésios 4. 9, 10; Filipenses 2. 5-8) . Ele veio a este mundo para nos mostrar o quanto somos queridos e valorizados por Deus. Ele nos oferece direção, e nos dirige com as "cordas" do seu amor, se deixarmos Ele ser nosso dono, Ele no levará ao seu reino (João 18. 37).
Ele se baixou também para lavar os pés dos discípulos (João 13. 1-15), imitando um empregado que limpava os pés do seu patrão. Isso causou um impacto profundo nos discípulos. Logo depois Jesus instituiu a Santa Ceia onde falou para os discípulos que daria a vida não só por eles mas por toda a humanidade. Era o amor de Deus manifestando-se (João13. 21-35; 15. 13).
Cristo falou que faria algo para atrair todos a Ele e que isso se daria quando ele subisse no pátimo da dura cruz, onde ele sofreu a condenação em nosso lugar e a partir de então nos dá a oportunidade de alcançarmos a salvação (João 12. 32, 33).
De que maneira você tem retribuído ao amor de Cristo por ti? Você tem sido como um boi rebelde? Ou tem aceito o cuidado do Senhor fazendo também a vontade dEle? Não existe dono mais gentil e cuidadoso que o nosso Deus. Em Cristo temos o terno cuidado de Deus em nossas vidas.
PERMITA DEUS GUIAR SUA VIDA COM "CORDAS DE AMOR"
Existiam os "bois selvagens" (Salmos 29. 6) esses bois eram violentos, atacavam a todos e viviam soltos no meio das matas. Ninguém os conseguia domar, e quando eles começavam a prejudicar as lavouras, os moradores daquela localidade se reuniam e caçavam aquele boi selvagem e o matavam. Esse boi era perseguido até se cansar, quando era então acuado, cercado, capturado e morto.
Deus não quer que você tenha o mesmo fim de um "boi selvagem"!
O jugo da liberdade longe de Deus é mais escravizador e pesado do que a canga leve que Cristo coloca sobre nossos ombros. O filho pródigo que o diga! Ele saiu em busca de aventuras apenas para descobrir o peso que tem uma liberdade longe de Deus (Lc 15. 11-32)
Para que seu jugo pesado seja tirado dos seus ombros é só aceitar a Jesus Cristo como seu salvador e O obedecer como Senhor. Você verá que isso é bem melhor do que não ter dono nenhum, vivendo como um "boi selvagem" tendo que se cansar fugindo do peso da morte.
Guarde no coração o que Jesus diz em Mateus 11. 28-30:
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Levem o meu jugo – porque ele se ajusta perfeitamente – e deixe que Eu lhes ensine; porque Eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só Eu faço vocês carregarem cargas leves"
ORAÇÃO
Deus,
Agradeço por teu ilimitado amor que me aceita como eu sou e me transforma para ser melhor do que eu estou.
Perdoe-me pelas vezes que fui rebelde não permitindo que o Senhor me amarrasse ao teu amor e cuidado, pois eu achava que ser livre era viver como eu queria e não como o Senhor queria, eu era um boi selvagem sem dono, prestes a morrer por causa da minha liberdade enganosa.
Por isso o pecado pesou sobre minha vida e eu estou cansado de tentar suportar esse peso com minhas próprias forças.
Adota-me e tira de mim logo esse peso, para que eu possa me alimentar da tua Palavra e ser guiado por Ti para a vida eterna.
Ensina-me a depositar nas tuas mãos todo meu peso de preocupação, tristeza, cansaço e solidão, dando-me tua companhia, paz, amor e alegria.
Em nome de Jesus.
Amém
Deus abençoe ricamente seu dia.
Toda glória seja ao Senhor Deus.
Autor: Pedro Magalhães Alves Júnior
Que estudo inspirado por Deus... muito bem explicado
ResponderExcluirDeus abençoe você meu irmão Pedro Magalhães Alves Junior. A paz do Senhor
Texto abençoado,Obrigada.
ResponderExcluirMaravilhoso estudo bíblico. Compartilhei com centenas.glória a Deus por sua vida.
ResponderExcluir