INTRODUÇÃO
A educação cristã autêntica forma
cristãos autênticos.
Em meio um mundo secularizado e de
índole pecadora, não admira que a educação oferecida pelos meios seculares
distancie-se tanto dos padrões cristãos e afaste as pessoas de Deus,
ensinando-lhes padrões morais distorcidos e relativistas.
Esse estilo de educação mundana
baseia-se na ideologia pós moderna que exclui Deus de seus postulados e é fundamentada
numa cosmovisão ateística.
Como o próprio nome destaca, a “educação
cristã” é a educação que enfatiza os ensinamentos bíblicos tendo Cristo como base, exemplo e fundamento e é
exatamente por causa disso que a educação cristã difere da educação secular.
Como salvos em Jesus Cristo, nosso dever
é desenvolver o conhecimento e o caráter do céu, pois somos peregrinos de
passagem pelos quadrantes desta vida efêmera e terrena (Hb 11.13; 1Pe 2. 11).
Enquanto a educação secular visa
preparar a pessoa para melhor desempenhar um papel no campo de trabalho, com
vistas a tesouros terrenos, a educação cristã visa preparar o crente para
melhor servir a Deus aqui na terra enquanto chega o dia dele ir para o céu,
focalizando sua mente e objetivos nas riquezas inesgotáveis da glória.
Sendo assim, fica latente a preciosidade
da educação cristã, principalmente para o nosso tempo e nossos dias, que são
“dias maus” (2Tm 3. 1-5).
I.
A FIRMEZA DO FUNDAMENTO
Paulo estava a aconselhar Timóteo a
proteger a igreja por ele pastoreada da incursão de falsas doutrinas (2Tm
2.14-16). Doutrinas essas disseminadas por falsos ensinadores, nomeados explicitamente
no texto, pelos nomes de Himeneu e Fileto.
Esses dois hereges estavam desviando a
igreja da verdadeira doutrina (2 Timóteo 2.18) ao afirmarem que a ressurrição
já acontecera, isto é, que Jesus já havia voltado e os mortos, juntos com os
salvos vivos já haviam sido transformados e subido com Cristo para as alturas.
Paulo descreve esses dois hereges e
falsos ensinadores dizendo que eles “se
desviaram da verdade” e que “estão
subvertendo a fé de alguns”. Em outras palavras, os erros doutrinários de
Himeneu e Fileto estavam se disseminando como uma doença infecciosa que se
espalha pelo corpo (“corrói como câncer”, 2 Timóteo 2.17). Assim, suas
doutrinas errôneas se alastravam no corpo de Cristo, a igreja. Dentro da igreja
devemos ter cuidado para que a vida errada de um não contamine os outros (Mc 8.
15; 1Co 5. 6; 1Tm 4. 3, 4).
“Agarre-se
fielmente ao modelo de verdade que eu lhe ensinei, especialmente no tocante à
fé e ao amor que Cristo Jesus lhe oferece”
(2Tm 1. 13, Biblia VIVA)
Himeneu e Fileto eram instrumentos de
satanás para tomar a salvação dos que não se firmaram no fundamento sólido das
promessas divinas (Hb 6. 19). A proteção contra essa “contaminação da doença
herética” vem pelo ensino da sã doutrina, a doutrina sadia (1Tm 4.2).
Paulo desmascara esses dois
disseminadores de mentiras, e afirma que os verdadeiros servos de Cristo não se
deixarão levar por ensinos falsos, porque sabem diferenciar o ensino falso do
verdadeiro e estão apoiados no fundamento sólido e inabalável da Palavra de
Deus (Mt 7. 24-27).
É um ponto bastante importante que
tiramos ricas lições para nós nesta parte do texto.
·
Será
que nossos alunos também estão solidamante ensinados na Palavra de Deus a ponto
de saberem diferenciar por si mesmos o verdadeiro ensino do falso? (Mt
7.16-20).
·
Será
que podemos discernir entre a sã doutrina e as heresias das seitas mentirosas? (1Tm
6. 3-5).
·
Nossos
alunos e nossas igrejas têm maturidade bíblica para se protegerem dos falsos
mestres e rebaterem suas falsas doutrinas, modismos e movimentos heréticos?
(Tito 1. 8, 9).
“Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o
que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo
como os que o escutam”
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Aplicação pessoal
MESMO
QUE MUITOS QUEIRAM PERVERTER OS CAMINHOS DO SENHOR, AS VERDADES DA DOUTRINA QUE
LEVA A SALVAÇÃO JAMAIS PODERÃO SER ABALADAS, MUDADAS OU SUBSTITUÍDAS, POIS SE
BASEIAM NO CARATER IMUTÁVEL DE DEUS (Salmos 18. 2; 2Tm 2. 11-13; Hb 6. 17, 18).
II.
A MARCA DO FUNDAMENTO
Paulo faz um paralelo da salvação como
uma casa que Deus edificou, pondo um fundamento (ou alicerce) no qual tem uma
marca, ou inscrição.
No Oriente antigo, era costume por uma
pedra angular na construção, a qual era a pedra maior, mais forte e sólida, e
nela lapidar o nome do dono da casa. A inscrição era a marca de posse daquele
dono da casa e a confirmação de sua propriedade. Era o que hoje chamamos de
escritura da casa.
É por demais interessante a tradução de
2Tm 2.19 na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Veja como está
escrito:
“Mas o firme
alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão
escritas estas palavras: ‘O Senhor conhece as pessoas que são dele.’ E também:
‘Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado’”
Paulo compara a igreja (isto é, os
crentes em geral) como um edifício e uma lavoura, onde os pregadores e
ensinadores são como os construtores e cultivadores. A educação cristã é a obra
que os construtores (isto é, os ensinadores) fazem ao lapidarem em nosso
caráter as marcas do caráter de Cristo e as verdades do evangelho de salvação
(1Co 3.8-10).
Segundo Paulo, Cristo é o
alicerce no qual no qual “todo o edifício, bem ajustado,
cresce para templo santo no Senhor no qual também vós juntamente sois
edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2. 21, 22).
Querido leitor,
será que o nome de Cristo está lapidado em seu coração, como selo e marca de que
Ele é o proprietário da sua vida? (2 Co
1. 22)
Aplicação pessoal
assim
como quando se compra um terreno e depois se constrói a casa nele, A educação
cristã é a ferramenta de construção do nosso caráter, a qual nos deixa aptos
para sermos uma “casa” melhor e mais aconchegante para o nosso Deus morar, pois
fomos comprados pelo sangue de cristo para que deus more em nossa vida (1Co 6.
19, 20).
deus
mora mesmo em você? reflita se você cumpre os requisitos de joão 14. 23.
III.
A VERDADE DO FUNDAMENTO
Como
dissemos na introdução do nosso estudo, a educação cristã difere da educação
secular, e a marca dessa diferença está na ênfase com a qual essa educação se
aplica.
Enquanto
a educação secular visa apenas ao conhecimento técnico-científico do aluno,
objetivando o mercado de trabalho, a educação cristã nos vê como uma casa em
contrução que deve ser erigida no fundamento, que se baseia em duas verdades:
1. O Senhor conhece os que são seus. Os que são de Deus mantêm-se
fiéis a doutrina (1Jo 2. 18-20) enquanto
os rebeldes se perderão com suas proprias mentiras (2Pe 2.1; veja também 1Co
11.19).
2.
quem
profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Foi isso o que Jesus disse em Mt 7. 21 e Jo 15. 14. Veja com mais
ênfase em Lucas 6. 46.
Jesus só pode ser o Salvador de quem o
obedece como Senhor (Rm 6. 12, 17; Hb 5. 9).
A educação cristã molda o caráter da
pessoa para ela melhor servir e obedecer a Cristo desfrutando das bençãos da
salvação.
Nesse
mundo entorpecido pelo pecado, onde a imoralidade reina nos meios de
comunicação, devemos ser atalaias de Deus anunciando a Santidade do Senhor dos
exércitos. A educação secular não tem como ensinar valores morais eternos,
mesmo porque ela não se preocupa com o espirito, alma e corpo do ser humano.
Preocupa-se apenas com o intelecto e a preparação para desempenhar uma
profissão.
O Cristianismo verdadeiro não se resume em teorias mas em atitudes
práticas, em ação. A moral e o caráter mudam a medida que o cristão aprende e
depende mais de Cristo.
“Mas quanto a você, defenda a vida decente que
acompanha o verdadeiro Cristianismo”.
(Tito 2. 1, Biblia VIVA)
Aplicação pessoal
O fundamento da
igreja é firme pois está edificado nos ensinos dos profetas - Antigo
Testamento, e dos apóstolos – Novo Testamento e na pessoa de Cristo (Ef 2.20).
Em outras palavras, o que torna o crente firme na fé, é seguir a Cristo e
obedecer a Bíblia toda (AT e NT). Veja Atos 20. 27.
CONCLUSÃO
Educação cristã não é tão somente
incentivar os alunos a lerem um livro de teologia sistemática, colecionarem
bíblias de estudo e aprenderem recitar de cor alguns versículos. O que Deus
quer é que O conheçamos pessoalmente, e nos aprofundemos nesse conhecimento “até
que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef
4. 13; veja Os 6.3, 6). O
professor ciente da sua responsabilidade ministerial, bem como o aluno,
consciente do seu dever de salvo em Cristo, devem sempre ter em mente o que
Paulo disse a Timóteo em 1 Tm 4. 6,
7.
A educação cristã é um exercicio
espiritual e prático que nos motiva a viver melhor a vida de salvos em Jesus,
sabendo que Deus nos conhece, se obedecemos ou não, se somos dEle ou não. Esta
verdade é um fundamento inabalável e inalterável (Jo 15. 5, 6).
Escrito por
Pedro Magalhães Alves Júnior
(99) 8173-5536
TODA
A GLÓRIA SEJA DADA AO SENHOR
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